Quem sou eu

Minha foto
Este blog foi uma sugestão da professora Tereza Cristina como tecnologia da informação e comunicação a ser utilizada na disciplina Tecnologia Aplicada à Educação no curso de Pedagogia da Faculdade da Cidade. A elaboração do blog como diário das aulas vem sendo uma atividade bastante interessante e que realmente tem a ver com a disciplina. No decorrer da construção do blog houve dificuldades, como tudo no começo, mas vencidas as dificuldades inicias adoramos a atividade proposta. Nesse blog vocês terão acesso aos seguintes conteúdos: análises dos textos "Internet - um novo espaço de aprendizagem na formação do professor pesquisador" e "A Gestão de Informação e Comunicações" ; análise dos filmes, “ O Pequeno Nicolau”, “Nenhum a Menos”, “O diário De Uma Babá” e “Escritores da Liberdade” . As autoras deste blog são: Ana Cristina, Daniele Cristina, Dannyelly Duarte, Fernanda Santos, Mariana Souza e Viviane Carlos. Agradecemos a Deus, a professora e ao grupo pela tamanha dedicação ao nosso processo de aprendizagem e as nossas conquistas acadêmicas.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

--> A GESTÃO DA INFORMAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES



As tecnologias, segundo Figueiredo (2003), permitem o uso da informática dentro e fora das instituições  e necessitam de profissionais aptos a usá-las e geri-las tanto para o indivíduo, quanto para a organização. Entretanto, mesmo sendo esses profissionais formados pelo ensino superior é difícil identificar o perfil profissional adequado à gestão de processos de informação/eletrônica/comunicação.

O autor aponta que a tecnologia evoluiu e abriu amplas possibilidades de prestações de novos serviços. Sendo assim, a necessidade de disseminar informações passou a ser uma atividade vital para qualquer organização da sociedade. A sociedade e o mercado exigem profissionais preparados, capaz de gerir, tratar e espalhar a informação utilizando as conquistas tecnológicas na informática, comunicações e eletrônica.

Esses profissionais terão que ser capazes de: monitorar informações sobre o ambiente social, cultural, político, econômico e de mercado; dominar dois níveis de linguagem: a terminologia da fonte ou produtor e a linguagem para comunicação com o público; enfatizar o uso da informação como uma vantagem competitiva para o indivíduo e as organizações na sociedade; e reconhecer o valor econômico e político da informação.
Nesse contexto, o informata terá de ser estrategista, com capacidade de informação, compreensão, análise crítica e interpretação da realidade. Para Figueiredo (2003) com o seu perfil traçado ele deverá evitar: gastos excessivos originados da duplicação de dados e do fracionamento dos serviços de informação, conflitos de poder e desinformação. Sua principal missão será transformar informação em conhecimento e ação. Acrescenta que “o artigo 53 da lei de Diretrizes e Bases 1996 em seu parágrafo único assegura a autonomia didático-científica das Universidades”(p.), nesse caso, seus colegiados de ensino e pesquisa ganham autonomia para decidir sobre: criação, expansão e extinção de cursos; ampliação e diminuição de vagas; elaboração de programas de cursos; programação das pesquisas e das atividades de extensão; contratação e dispensa de professores; planos de carreira docente. Dessa forma, extingue-se assim a necessidade de cumprir um currículo mínimo e uma carga horária rígida.

Fica evidente, na posição do autor, que as referidas reformulações deve ser coerente com o desenvolvimento técnico e científico. Acrescenta que, além disso, deve-se levar em conta “[...] a notória convergência que existe entre o perfil desejado para o informata e o dos já existentes profissionais da área da ciência da informação, informática e comunicações, parece sensato pensar-se numa revisão mais ampla de caráter estrutural” (p.)

Neste sentido, ele indica alguns passos preparatórios, tais como: definir o perfil desejável para informatas, com conhecimento e domínio da evolução tecnológica em Informática, comunicações e eletrônica, com capacidade gerencial, capacidade de se antecipar à demanda do meio ambiente e de se adaptar o ser perfil a novas demandas; refletir um programa estratégia que não se abandone o passado e se vislumbre o futuro com diversidade e atividade e ocupações para profissionais das respectivas áreas; aperfeiçoar o sistema de ensino com acesso a redes e bases de dados não só na biblioteca, mas, também, na própria sala de aula; conceber o estagio como estado de vivencia profissional em que o educando tenha a oportunidade de ampliar os conteúdos vinculados pelo curso em situações completas; e rever a estrutura curricular da graduação.

--> ANALISE FILMICO - NENHUM A MENOS





A interpretação do filme: 
- Um professor precisa se ausentar e nomeia uma garotinha de 13 anos a continuar a dar as aulas com a missão de não deixar nenhum aluno abandonar a escola. Mas um havia um discente que necessitava trabalhar para ajudar os seus pais, pois o mesmo possuia muitas dividas e o aluno precisou sair da escola. Com isso a menina resolve ir atrás do garoto enfrentando muitas barreiras e entre idas e vindas ela consegue achar o garoto através de um anuncio de televisão que ela faz.


A parte central: 
- A professora dá de cara com as dificuldades que a escola possui, por não ter condições de pagamento, nem condições de comprar materias para investir nos alunos. O que mais nos chamou a atenção foi a tamanha coragem da professora que teve tantos confrontos e ainda assim teve garra de persisti passando fome e frio so por um motivo: nenhum aluno a menos.


Quais são os recursos utilizados pelo autor para discutir a ideia central?
- A abordagem das questões sociais, a desigualdade, a perseverança, os metodos e tecnicas de ensino-aprendizagem, entre outras caracteristicas encontrada no filme que acaba provocando reflexões para lidar com as demasiadas sociedade, visando melhoras para a transformação da mesma na qual o individuo está inserido.


Que abordagem é essa?
- Essa abordagem é sociológica, pois visa mostrar  os problemas de uma sociedade na china numa pequena aldeia que não possui muitos recursos em uma sala de aula, mais com o seguinte proposito de formar cidadões para que possa ter sucesso no futuro preparando assim para o mercado de trabalho.


Relacionar o filme com a educação: 
- A educação encontrada nesse filme é a tipica educação investidora, que visa o futuro, porém não possui utensílio para desfrutar desse bem maior. A maioria dos professores não vão além do ensino-aprendizagem pois esta ação não é prioritária para todas as pessoas do mundo. Aos profissionais da educação impomos a seguinte mensagem: Nas demasiadas situações é necessário se impor utilizando e desfrutando os instrumentos para a sala de aula não se tornar mais um aconchego resultante de monotonia.


Analise final:
Ana Cristina: O filme Nenhum a menos para mim é um filme muito instigante, pois aborda uma historia de uma jovem adolescente que assume uma sala de aula retratando assim a preocupação com a educação na sociedade chinesa, uma pessoa que por não ter muita idade soube agir melhor do que tem experiência em uma longa vida, esse filme ajuda muito as pessoas a se observar e ver que nem sempre a experiência se põe em mesa.


Daniele Cristina: O filme me emocionou muito, pois uma nunca imaginei que a pequena menina pudesse enfrentar tantas barreiras, no inicio ela fez tudo isso por dinheiro mais depois deu para perceber que o ideal dela era fazer com que os alunos aprendensem para tem uma vida melhor no futuro.


Dannyelly Duarte: O filme nenhum a menos trás uma mensagem muito importante, e esse vem da educação, ajudar aqueles que mais precisam de um suporte para crescer na vida.


Fernanda Santos: Esse filme me fez ter uma visão além do que eu ja tinha: a solidariedade. Na nossa vida a gente sempre vai encontrar barreiras, alguêm que nos bote para baixo, mais se a gente aspira algo, vamos até o fim, não importa as consequências, o que importa é tentar. E quanto ao exemplo que a pequena professora deu, foi mais do que qualquer exemplo, pois este vem da educação: o unico instrumento que é capaz de mudar os individuos.


Mariana Souza: O filme Nenhum a menos traz a mensagem que a forma que você encara os 
obstáculos e a depender da sua postura diante das situações propostas, ajuda e muito a realização de seus objetivos.


Viviane Carlos: A minha com a analise desse filme é que a educação pode moldar as pessoas, mesmo não tendo dinheiro aquele que recebe instrução pode ir além.

--> ANALISE FILMICO - ESCRITORES DA LIBERDADE


A interpretação do filme:
- O filme fala sobre pessoas (alunos) que ao longo da sua vida se traumatizavam com os fatos que ocorreu na sociedade em que vivem. Em sala de aula a nova professora chega acreditando no potencial de seus alunos a ponto de se entregar de corpo e alma para ajuda-los tornando assim o fardo da vida deles uma historia a ser contada.

A parte central: 
- A não ser a morte, tudo há jeito, e não é diferente na educação, não se deve desistir prescisamente quando uma escola é dividida por gangues e etnias, e como mostra no filme mesmo a professora estando decepcionada ao descobrir o desinteresse dos alunos pela aula e também a desistencia dos profissionais da educação achando que a escola não há mais jeito, ela não desiste de tentar superar as barreiras ali encontradas, utilizando seus métodos e tecnicas que surprieendem o aluno, dando-lhe razão de enfrentar seus problemas socias com motivações e ideais de vida.

Quais são os recursos utilizados pelo autor para discutir a ideia central?
- Tudo se encaixou bem no filme. Começando pelo lugar: a escola publica, um lugar sujo, rabiscado e sem organização. O figurino dos grupos existentes numa escola também foi bem destacado a ponto de cada pessoa saber quem são os outros grupos somente pela vestimenta, juntamente acoplado a musica que deu bastante enredo ao decorrer do filme.

Que abordagem é essa? 
- Abordagem sociologia, pois estuda um meio social: a escola, onde tem os temas em debate: a violência, o preconceito e as estragégias que um professor pode usar para despertar o conhecimento do aluno.

Relacionar o filme com a educação: 
- Até que ponto um professor iria pelos seus alunos? Alguns acham que não vale a pena fazer de tudo pela educação, mais como ja dizia Paulo Freire: a educação sozinha não transforma a sociedade e sem ela tampouco a Sociedade muda. E realmente sem a educação nada será feito na sociedade, é incapaz, não há chances.

Analise final:
Ana Cristina: Esse filme retrata a realidade da sociedade. jovens que tem problemas em casa, acabam procurando as ruas como soluções  para os problemas e com isso se envolvem emsituaçãoes crueis. Mas surge uma profeessora que entra na escola onde eles estudam e mostra a eles uma realidade totalmente diferente e que so depende deles. Realmente o mundo prescisa de professores como a deste filme, que acreditam e apoiam a situação do aluno, que largam tudo e se dedicam para o futuro das pessoas.

Daniele Cristina: O filme me fez enchergar a educação de uma forma diferente: os alunos tem que ser estimulados e conectados no ensino-aprendizagem que também necessita do interesse dos alunos em sala de aula. A aula deve ser prazerosa, divertida algo que não canse os alunos nem desestimulem a chegar ao ponto da evasão escolar.

Dannyelly Duarte: A agressividade dos adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, fez com que eles desacreditam em si mesmo, e a unica solução foi a professora que ofereceu o que eles mais precisam: uma voz própria. A escola corrompida pela violência e subdivisão de grupos, é combatido pela atitude e vontade de fazer os alunos terem uma vida melhor, que utilizando os metodos de ensino-aprendizagem lutando para que a aula faça a diferença na vida dos estudantes.

Fernanda Santos: Em uma escola em que os próprios profissionais não acredita no potencial dos alunos da instituição é dificil que os discentes acreditem em si mesmo. A posição da professora que lutou e fez mais do que era a sua obrigação foi um passo que me chamou atenção, pois não existia interesse dos alunos por não haver investimentos nos mesmos.

Mariana Souza: Através do filme Escritores da liberdade pude perceber como a força da
boa vontade é positiva quando aplicada com organização e trabalho.

Viviane Carlos: Em uma escola de alunos problemáticos, aonde nem mesmo a própria instituição acredita na melhoria de seus alunos, ingressa uma professora autêntica, com muita força de vontade e que acredita na possibilidade de reverter este quadro, conhecendo os discentes para poder aplicar outros métodos de ensino que despertem nos mesmos o desejo do aprendizado.





--> ANALISE FILMICO - O DIARIO DE UMA BABÁ


A interpretação do filme:
- Annie Braddock, uma recém formanda de Antropologia, por indecisão da vida acaba se tornando uma babá amadora de uma familia rica tentando assim com esse trabalho obter uma resposta para sua pergunta. Quem é Annie Braddock?
Annie Braddock nos seus primeiros dia de trabalho acaba se debatendo com as atitudes arrogantes da criança que ela ira cuidar, mas com o passar dos tempos ela começa a se adaptar a situação e com isso acaba mudando a maneira de pensar e agir do garoto com seus pequenos gestos de amor, amizade, dedicação e diversão, cultivando assim um vinculo afetivo com a criança, justamente o que faltava no carater dos pais.

A parte central:
- A assistência e atenção que os pais deixam de dar ao garoto é uma ação muito provocadora, que deixa a criança revoltada com a vida, levando o mesmo a ter dificuldades de se divertir, brincar e ter a propria ingenuidade de ser criança. A babá entra em cena para auxilia o menino com sentimentos que os pais não davam, até mesmo por nem eles saber o que significa isto.

Quais são os recursos utilizados pelo autor para discutir a ideia central?
- O elenco escolhido se tornou perfeito para fazer o filme, juntamente com o cenario, as roupas e até mesmo as musicas. A arrogancia dos pais que foi tratada no filme, foi transparente, parecendo real. É isso que enrriquece o filme, atores que faz com que o filme pareça que a gente esta vivendo a determinada situação.

Que abordagem é essa?
- Uma abordagem antropologica que constata a indagação de uma jovem diante de sua cultura que percebe que tem de conhecer outras para saber quem realmente ela é.

Relacionar o filme com a educação:
- O filme aspira a vida de uma criança que por não receber a devida atenção de seus pais, acaba trocando sentimentos com uma babá (ou talvez todas, que no final sempre o abandona-o). Os pais além de exigir a criança que entrasse numa escola rigida, não apresentava devidos contumes de deixar a criança viver como um ser infante que necessita se divertir tendo uma vida de brincadeiras. A má educação dos pais desse filme acontece quando os pais não reparam no filho, como acontece hoje em dia que transtorna a criança.
Então a educação nesse filme mostra que para ter um vinculo de respeito entre pais e filhos, antes de mais nada necessita-se possuir "educação" para saber lidar, até mesmo para não magoar, e tambem amar, que realmente é um poder e um poder para poucos. Os pais tem que dar exemplo, porque o comportamento influi muito nas caracteristicas dos filhos. Então assim para poder questionar o outro, é presciso se questionar, perguntando a si mesma se aquilo realmente é bom, se aquilo é certo ou se aquilo vai valer a pena.

Analise final:
Ana cristina: Ao meu ver O diario de uma Babá é um filme que ressalta as questões importantes como a importancia dos pais para os filhos em relação a atencão no dia-a-dia, na qual os pais deixam a desejar e entregam essas responsabilidades para babas.

Daniele Cristina: O diario de uma babá alerta aos pais que não deve deixar babás criar seu filhos, pois a criança pode ficar traumatizada não criando um vinculo de respeito com os pais. Um otimo filme que também mostra que a criança não deve se privar de ser criança, de brincadeiras, alimentação e até mesmo nos estudos. Os pais tem que mudar a concepção de educação para não corromper as crianças. Como Pitágoras diz em uma frase sua: educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.

Dannyelly Duarte: De acordo com o filme, eu pude ver que mesmos os profissionais formados pelo ensino superior, é possivel encontrar alguem a ter aptidão para outra coisa, conhecendo ou tendo em mente o que realmente quer. Como no caso da babá que arriscou a sua vida com uma profissão que trouxe beneficios bons e ruins. No meu caso, já tenho em mente que se tornar um Pedagogo, é uma aréa que visa que o conhecimento da criança é feito através de situações que são criadas no dia-a-dia, pequenos gestos e grandes ações.

Fernanda Santos: A amizade e a cumplicidade são os pontos mais marcantes desse filme que aborda de uma maneira bastante delicada como são as crianças cuidadas pelas babás.

Mariana Souza: O diario de uma babá é um filme que demostra a importância da aproximação familiar e com isso traz informações que tratam de amor,carinho e confiança.

Viviane Carlos: Este filme crítica a forma de educação que pais modernos, super ocupados ou irresponsáveis, dão a seus filhos, os quais são cuidados e educados por babás, professores, creches e até mesmo pelos vizinhos.



--> ANALISE FÍLMICO - O PEQUENO NICOLAU




A interpretação do filme:

O filme “ O Pequeno Nicolau” aborda o universo particular das crianças, em que as indagação sobre as situações da vida, as aventuras e confusões cotidianamente vividas por elas proporcionam momentos belíssimos do desenvolvimento humano.




A parte central: 
As crianças costumam especular sobre os fatos relacionando situações para buscar uma saída para os problemas que surgem em sua volta. No filme isso pode ser notado quando um amigo de Nicolau conta sobre seus pais que brigam, mas que depois passam manifestar carinho e amor entre eles e logo descobriu que iria ter um irmão. Nicolau se depara com essa situação em sua casa, logo compara com a história de seu amigo e começa a viver aquele contexto fazendo de tudo para evitar [o quê?]. Os pais sem saber de nada ( e também sem procurar saber) acaba dimensionando esse dilema, o que cria inúmeros transtornos para a criança.

Quais são os recursos utilizados pelo autor para discutir a idéia central?
O elenco é composto por adultos e crianças que atuam com empenham seus papéis de acordo com o estilo do filme. Incluindo ótimos figurinos das crianças, musicas, e efeitos que fazem com que o público viva intensamente a história ficcional e apreenda a mensagem que esse filme quer passar.


Que abordagem é essa?
O filme traz uma abordagem sociológica da infância a partir do universo familiar e escolar. Nos mostra que a imaginação é um elemento importante nesta fase rara da vida das crianças, juntamente com a pureza e à inocência. Do mesmo modo, percebemos como é tão complicado para elas viver essa fase no mundo adulto.

Relacionar o filme com a educação:
Relacionando este filme com a educação, nota-se um tom extraordinário que aborda a educação das crianças de antigamente. A professora muito simpática e querida pelos seus alunos se esforçava e utilizava métodos e técnicas para se relacionar de uma forma tão suave com seus pequenos, porém como nem sempre nada é perfeito, surge uma professora substituta, bastante arrogante, que chega assustar e abalar o emocional dos seus alunos. Fica claro, a partir dessas situações ficcionais, que para ter uma relação de ensino-aprendizagem entre professores e alunos,  necessita-se possuir um vinculo de afinidade. O comportamento do professor influi muito na capacidade de aprendizagem do aluno. Então assim para poder entender o outro, no caso dos alunos, é preciso conhecer seu psicológico, se entregar a esse trabalho,  e amá-lo como um todo.


Considerações finais:
Ana Cristina: Para mim o filme mostrou que a Infância é a fase importante na vida do homem. Nessa fase, um ato muda tudo, isso ficou evidente no filme com as situações vividas pelas crianças. A maioria das crianças quando vão ter um irmãozinho pensam logo em não ser mais o centro das atenções dos pais, por isso eles se sentem ameaçados. Mas... Como lidar com essas situações? As crianças são, de modo geral, imaginativas, frágeis, criativas e indagadoras. Elas vivem num mundo de fantasia, mágico. Temos de ter cuidado para lidar com esses pequenos sobre assuntos como estes.
EnEnfim, o filme é ótimo porque desperta os pais para olha com mais atenção seus filhos. Para o Pedagogo fica a mensagem de que temos um trabalho incrível e que cada vez mais influenciamos na formação dos indivíduos na sociedade.
 
Daniele Cristina: O pequeno Nicolau é um filme que logo de cara aborda o que as crianças mais temem: perder a atenção dos pais. É um filme que conta de forma cômica um jeito de sobressair os dramáticos e confusos pensamentos que uma criança pode ter.
Hoje então, os pais devem sempre ser mais atentos com seus filhos, sempre conversando para mostrar a eles o elo mais forte que existe entre eles: a amizade; E com isso não possuir receios que pode transtornar a vida inteira de um infante.


Dannyelly Duarte: a personagem/criança Nicolau é uma criança cheia de imaginação e conta com seus amiguinhos para por em pratica seus planos para resolver os problemas familiares os afligem.. Nicolau vivendo rodeados por adultos dentro de casa (seu pai e sua mãe), que só viviam brigando, tinha de encarar essa situação. Entre muitas reviravoltas, Nicolau com seus pensamentos, vivia na trama ficcional se metendo em muitas confusões e passava por muitos conflitos por conta da relação dos pais. Perceber isso, torna-se enorme problema para vida de nossas crianças. O fantástico desse filme é a doçura de Nicolau que não quer crescer e amadurecer. Concordo com a ideia passada pelo filme de que antigamente as crianças não queriam deixar de se tornar infante, pois a vida de uma criança era cheia de brincadeiras e diversão, como mostra no filme


Fernanda Santos: a personagem/criança Nicolau é um típico menino ingênuo, uma criança que não se encontra em dias atuais. Esse filme me chamou atenção, pois não tem tragédias, o filme se inspirou em fatos que aconteceu na realidade da infância na década de 50. Os atores/crianças que participam do filme estarem uma faixa etária em que se pergunta sobre mil e uma coisas e que talvez não encontre a resposta para essas mil e uma coisas. Outro aspecto é o universo e os medos infantis, especialmente daqueles medos da escuta de conversas entre adultos, que acabam sendo deturpadas pela mente fértil das crianças.

Mariana Souza: O filme do Pequeno Nicolau nos traz uma mensagem muito importante sobre a natural inocência das crianças e de como ainda são vistas como miniaturas de adultos. Nota-se que as crianças da narrativa ficcional não queriam era crescer.


Viviane Carlos: O filme nos relata a importância da imaginação de uma criança, revelando seus desejos, anseios e segredos na infância.

Mostrando-nos também o quanto é importante uma boa educação na escolha de uma profissão.


terça-feira, 13 de setembro de 2011

--> ANALISE TEXTUAL

Segundo o texto "Internet - um novo espaço de aprendizagem na formação do professor pesquisador", como o autor vai estabelecer a relação entre internet e a formação do professor?



Pare Lynns Alves a tecnologia surgiu como um instrumento para facilitar o nosso cotidiano. Tudo pode ser feito de maneira mais pratica e rápida no dia-a-dia. Com a chegada da tecnologia surgiu então a internet: uma ferramenta de conglomerado de redes que auxilia no desenvolvimento de pesquisas, cultura, diversão e etc.

A autora estabelece uma a relação entre internet e a formação do professor. Para ela sendo a internet uma ferramenta utilizada para pesquisar, o professor deve sempre estar se atualizando com a internet como um espaço de aprendizagem, estabelecendo trocas de conhecimento a construção/produção de valores que se obtém no nesse processo.
A internet se tornou um ambiente de conhecimento importante para o professor. A interação entre o homem e a internet é abordada pela autora destacando que, mesmo a internet tendo seus pontos negativos e positivos, o professor-pesquisador sempre ira se beneficiar desfrutando o que há de bom dela, assim como a maioria das pessoas que souber usar esse instrumento, respeitando as suas regras e normas que com resultado obterá ganhos de conhecimento.