Quem sou eu

Minha foto
Este blog foi uma sugestão da professora Tereza Cristina como tecnologia da informação e comunicação a ser utilizada na disciplina Tecnologia Aplicada à Educação no curso de Pedagogia da Faculdade da Cidade. A elaboração do blog como diário das aulas vem sendo uma atividade bastante interessante e que realmente tem a ver com a disciplina. No decorrer da construção do blog houve dificuldades, como tudo no começo, mas vencidas as dificuldades inicias adoramos a atividade proposta. Nesse blog vocês terão acesso aos seguintes conteúdos: análises dos textos "Internet - um novo espaço de aprendizagem na formação do professor pesquisador" e "A Gestão de Informação e Comunicações" ; análise dos filmes, “ O Pequeno Nicolau”, “Nenhum a Menos”, “O diário De Uma Babá” e “Escritores da Liberdade” . As autoras deste blog são: Ana Cristina, Daniele Cristina, Dannyelly Duarte, Fernanda Santos, Mariana Souza e Viviane Carlos. Agradecemos a Deus, a professora e ao grupo pela tamanha dedicação ao nosso processo de aprendizagem e as nossas conquistas acadêmicas.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

--> ANALISE FILMICO - ESCRITORES DA LIBERDADE


A interpretação do filme:
- O filme fala sobre pessoas (alunos) que ao longo da sua vida se traumatizavam com os fatos que ocorreu na sociedade em que vivem. Em sala de aula a nova professora chega acreditando no potencial de seus alunos a ponto de se entregar de corpo e alma para ajuda-los tornando assim o fardo da vida deles uma historia a ser contada.

A parte central: 
- A não ser a morte, tudo há jeito, e não é diferente na educação, não se deve desistir prescisamente quando uma escola é dividida por gangues e etnias, e como mostra no filme mesmo a professora estando decepcionada ao descobrir o desinteresse dos alunos pela aula e também a desistencia dos profissionais da educação achando que a escola não há mais jeito, ela não desiste de tentar superar as barreiras ali encontradas, utilizando seus métodos e tecnicas que surprieendem o aluno, dando-lhe razão de enfrentar seus problemas socias com motivações e ideais de vida.

Quais são os recursos utilizados pelo autor para discutir a ideia central?
- Tudo se encaixou bem no filme. Começando pelo lugar: a escola publica, um lugar sujo, rabiscado e sem organização. O figurino dos grupos existentes numa escola também foi bem destacado a ponto de cada pessoa saber quem são os outros grupos somente pela vestimenta, juntamente acoplado a musica que deu bastante enredo ao decorrer do filme.

Que abordagem é essa? 
- Abordagem sociologia, pois estuda um meio social: a escola, onde tem os temas em debate: a violência, o preconceito e as estragégias que um professor pode usar para despertar o conhecimento do aluno.

Relacionar o filme com a educação: 
- Até que ponto um professor iria pelos seus alunos? Alguns acham que não vale a pena fazer de tudo pela educação, mais como ja dizia Paulo Freire: a educação sozinha não transforma a sociedade e sem ela tampouco a Sociedade muda. E realmente sem a educação nada será feito na sociedade, é incapaz, não há chances.

Analise final:
Ana Cristina: Esse filme retrata a realidade da sociedade. jovens que tem problemas em casa, acabam procurando as ruas como soluções  para os problemas e com isso se envolvem emsituaçãoes crueis. Mas surge uma profeessora que entra na escola onde eles estudam e mostra a eles uma realidade totalmente diferente e que so depende deles. Realmente o mundo prescisa de professores como a deste filme, que acreditam e apoiam a situação do aluno, que largam tudo e se dedicam para o futuro das pessoas.

Daniele Cristina: O filme me fez enchergar a educação de uma forma diferente: os alunos tem que ser estimulados e conectados no ensino-aprendizagem que também necessita do interesse dos alunos em sala de aula. A aula deve ser prazerosa, divertida algo que não canse os alunos nem desestimulem a chegar ao ponto da evasão escolar.

Dannyelly Duarte: A agressividade dos adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, fez com que eles desacreditam em si mesmo, e a unica solução foi a professora que ofereceu o que eles mais precisam: uma voz própria. A escola corrompida pela violência e subdivisão de grupos, é combatido pela atitude e vontade de fazer os alunos terem uma vida melhor, que utilizando os metodos de ensino-aprendizagem lutando para que a aula faça a diferença na vida dos estudantes.

Fernanda Santos: Em uma escola em que os próprios profissionais não acredita no potencial dos alunos da instituição é dificil que os discentes acreditem em si mesmo. A posição da professora que lutou e fez mais do que era a sua obrigação foi um passo que me chamou atenção, pois não existia interesse dos alunos por não haver investimentos nos mesmos.

Mariana Souza: Através do filme Escritores da liberdade pude perceber como a força da
boa vontade é positiva quando aplicada com organização e trabalho.

Viviane Carlos: Em uma escola de alunos problemáticos, aonde nem mesmo a própria instituição acredita na melhoria de seus alunos, ingressa uma professora autêntica, com muita força de vontade e que acredita na possibilidade de reverter este quadro, conhecendo os discentes para poder aplicar outros métodos de ensino que despertem nos mesmos o desejo do aprendizado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário