Quem sou eu

Minha foto
Este blog foi uma sugestão da professora Tereza Cristina como tecnologia da informação e comunicação a ser utilizada na disciplina Tecnologia Aplicada à Educação no curso de Pedagogia da Faculdade da Cidade. A elaboração do blog como diário das aulas vem sendo uma atividade bastante interessante e que realmente tem a ver com a disciplina. No decorrer da construção do blog houve dificuldades, como tudo no começo, mas vencidas as dificuldades inicias adoramos a atividade proposta. Nesse blog vocês terão acesso aos seguintes conteúdos: análises dos textos "Internet - um novo espaço de aprendizagem na formação do professor pesquisador" e "A Gestão de Informação e Comunicações" ; análise dos filmes, “ O Pequeno Nicolau”, “Nenhum a Menos”, “O diário De Uma Babá” e “Escritores da Liberdade” . As autoras deste blog são: Ana Cristina, Daniele Cristina, Dannyelly Duarte, Fernanda Santos, Mariana Souza e Viviane Carlos. Agradecemos a Deus, a professora e ao grupo pela tamanha dedicação ao nosso processo de aprendizagem e as nossas conquistas acadêmicas.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

--> ANALISE FÍLMICO - O PEQUENO NICOLAU




A interpretação do filme:

O filme “ O Pequeno Nicolau” aborda o universo particular das crianças, em que as indagação sobre as situações da vida, as aventuras e confusões cotidianamente vividas por elas proporcionam momentos belíssimos do desenvolvimento humano.




A parte central: 
As crianças costumam especular sobre os fatos relacionando situações para buscar uma saída para os problemas que surgem em sua volta. No filme isso pode ser notado quando um amigo de Nicolau conta sobre seus pais que brigam, mas que depois passam manifestar carinho e amor entre eles e logo descobriu que iria ter um irmão. Nicolau se depara com essa situação em sua casa, logo compara com a história de seu amigo e começa a viver aquele contexto fazendo de tudo para evitar [o quê?]. Os pais sem saber de nada ( e também sem procurar saber) acaba dimensionando esse dilema, o que cria inúmeros transtornos para a criança.

Quais são os recursos utilizados pelo autor para discutir a idéia central?
O elenco é composto por adultos e crianças que atuam com empenham seus papéis de acordo com o estilo do filme. Incluindo ótimos figurinos das crianças, musicas, e efeitos que fazem com que o público viva intensamente a história ficcional e apreenda a mensagem que esse filme quer passar.


Que abordagem é essa?
O filme traz uma abordagem sociológica da infância a partir do universo familiar e escolar. Nos mostra que a imaginação é um elemento importante nesta fase rara da vida das crianças, juntamente com a pureza e à inocência. Do mesmo modo, percebemos como é tão complicado para elas viver essa fase no mundo adulto.

Relacionar o filme com a educação:
Relacionando este filme com a educação, nota-se um tom extraordinário que aborda a educação das crianças de antigamente. A professora muito simpática e querida pelos seus alunos se esforçava e utilizava métodos e técnicas para se relacionar de uma forma tão suave com seus pequenos, porém como nem sempre nada é perfeito, surge uma professora substituta, bastante arrogante, que chega assustar e abalar o emocional dos seus alunos. Fica claro, a partir dessas situações ficcionais, que para ter uma relação de ensino-aprendizagem entre professores e alunos,  necessita-se possuir um vinculo de afinidade. O comportamento do professor influi muito na capacidade de aprendizagem do aluno. Então assim para poder entender o outro, no caso dos alunos, é preciso conhecer seu psicológico, se entregar a esse trabalho,  e amá-lo como um todo.


Considerações finais:
Ana Cristina: Para mim o filme mostrou que a Infância é a fase importante na vida do homem. Nessa fase, um ato muda tudo, isso ficou evidente no filme com as situações vividas pelas crianças. A maioria das crianças quando vão ter um irmãozinho pensam logo em não ser mais o centro das atenções dos pais, por isso eles se sentem ameaçados. Mas... Como lidar com essas situações? As crianças são, de modo geral, imaginativas, frágeis, criativas e indagadoras. Elas vivem num mundo de fantasia, mágico. Temos de ter cuidado para lidar com esses pequenos sobre assuntos como estes.
EnEnfim, o filme é ótimo porque desperta os pais para olha com mais atenção seus filhos. Para o Pedagogo fica a mensagem de que temos um trabalho incrível e que cada vez mais influenciamos na formação dos indivíduos na sociedade.
 
Daniele Cristina: O pequeno Nicolau é um filme que logo de cara aborda o que as crianças mais temem: perder a atenção dos pais. É um filme que conta de forma cômica um jeito de sobressair os dramáticos e confusos pensamentos que uma criança pode ter.
Hoje então, os pais devem sempre ser mais atentos com seus filhos, sempre conversando para mostrar a eles o elo mais forte que existe entre eles: a amizade; E com isso não possuir receios que pode transtornar a vida inteira de um infante.


Dannyelly Duarte: a personagem/criança Nicolau é uma criança cheia de imaginação e conta com seus amiguinhos para por em pratica seus planos para resolver os problemas familiares os afligem.. Nicolau vivendo rodeados por adultos dentro de casa (seu pai e sua mãe), que só viviam brigando, tinha de encarar essa situação. Entre muitas reviravoltas, Nicolau com seus pensamentos, vivia na trama ficcional se metendo em muitas confusões e passava por muitos conflitos por conta da relação dos pais. Perceber isso, torna-se enorme problema para vida de nossas crianças. O fantástico desse filme é a doçura de Nicolau que não quer crescer e amadurecer. Concordo com a ideia passada pelo filme de que antigamente as crianças não queriam deixar de se tornar infante, pois a vida de uma criança era cheia de brincadeiras e diversão, como mostra no filme


Fernanda Santos: a personagem/criança Nicolau é um típico menino ingênuo, uma criança que não se encontra em dias atuais. Esse filme me chamou atenção, pois não tem tragédias, o filme se inspirou em fatos que aconteceu na realidade da infância na década de 50. Os atores/crianças que participam do filme estarem uma faixa etária em que se pergunta sobre mil e uma coisas e que talvez não encontre a resposta para essas mil e uma coisas. Outro aspecto é o universo e os medos infantis, especialmente daqueles medos da escuta de conversas entre adultos, que acabam sendo deturpadas pela mente fértil das crianças.

Mariana Souza: O filme do Pequeno Nicolau nos traz uma mensagem muito importante sobre a natural inocência das crianças e de como ainda são vistas como miniaturas de adultos. Nota-se que as crianças da narrativa ficcional não queriam era crescer.


Viviane Carlos: O filme nos relata a importância da imaginação de uma criança, revelando seus desejos, anseios e segredos na infância.

Mostrando-nos também o quanto é importante uma boa educação na escolha de uma profissão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário