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Este blog foi uma sugestão da professora Tereza Cristina como tecnologia da informação e comunicação a ser utilizada na disciplina Tecnologia Aplicada à Educação no curso de Pedagogia da Faculdade da Cidade. A elaboração do blog como diário das aulas vem sendo uma atividade bastante interessante e que realmente tem a ver com a disciplina. No decorrer da construção do blog houve dificuldades, como tudo no começo, mas vencidas as dificuldades inicias adoramos a atividade proposta. Nesse blog vocês terão acesso aos seguintes conteúdos: análises dos textos "Internet - um novo espaço de aprendizagem na formação do professor pesquisador" e "A Gestão de Informação e Comunicações" ; análise dos filmes, “ O Pequeno Nicolau”, “Nenhum a Menos”, “O diário De Uma Babá” e “Escritores da Liberdade” . As autoras deste blog são: Ana Cristina, Daniele Cristina, Dannyelly Duarte, Fernanda Santos, Mariana Souza e Viviane Carlos. Agradecemos a Deus, a professora e ao grupo pela tamanha dedicação ao nosso processo de aprendizagem e as nossas conquistas acadêmicas.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011



Paulo Freire
  • Paulo Freire nasceu em 1921 em Recife. Com o agravamento da crise econômica mundial e a morte de seu pai, quando tinha 13 anos, Freire passou a enfrentar dificuldades econômicas e conheceu a fome. Suas idéias pedagógicas se formaram da observação da cultura dos alunos - em particular o uso da linguagem - e do papel elitista da escola. Freire passou 70 dias na prisão antes de se exilar. Em 1968, no Chile, escreveu seu livro mais conhecido, Pedagogia do Oprimido.
  • Com a anistia, em 1979, voltou ao Brasil, integrando-se à vida universitária. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e entre 1989 e 1991, foi secretário municipal de Educação de São Paulo. Morreu em 1997, de enfarte.
  • Foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais.
  • Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político.
  • Freire criticava a idéia de que ensinar é transmitir saber por que para ele a missão do professor era possibilitar a criação ou a produção de conhecimentos.


"Toda a obra de Paulo Freire é uma concepção de educação embutida numa concepção de mundo", diz José Eustáquio Romão.





O ambiente político-cultural em que Paulo Freire elaborou suas idéias e começou a experimentá-las na prática foi o mesmo que formou outros intelectuais de primeira linha, como o economista Celso Furtado e o antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997).
O educador procurou fazer uma síntese de algumas correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico. Essa visão foi aliada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos, quase sempre ligados a partidos de esquerda.




Paulo freire, apresentação da nossa equipe da disciplina Psicologia da Aprendizagem Escolar.
Um grande educador,  quase que um simbolo da Pedagogia, muito julgado, odiado e adorado, realmente é difícil não se apaixonar com suas atitudes em relação com a educação!


A equipe e a professora de Psicologia, no dia do seminário!!



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