Quem sou eu

Minha foto
Este blog foi uma sugestão da professora Tereza Cristina como tecnologia da informação e comunicação a ser utilizada na disciplina Tecnologia Aplicada à Educação no curso de Pedagogia da Faculdade da Cidade. A elaboração do blog como diário das aulas vem sendo uma atividade bastante interessante e que realmente tem a ver com a disciplina. No decorrer da construção do blog houve dificuldades, como tudo no começo, mas vencidas as dificuldades inicias adoramos a atividade proposta. Nesse blog vocês terão acesso aos seguintes conteúdos: análises dos textos "Internet - um novo espaço de aprendizagem na formação do professor pesquisador" e "A Gestão de Informação e Comunicações" ; análise dos filmes, “ O Pequeno Nicolau”, “Nenhum a Menos”, “O diário De Uma Babá” e “Escritores da Liberdade” . As autoras deste blog são: Ana Cristina, Daniele Cristina, Dannyelly Duarte, Fernanda Santos, Mariana Souza e Viviane Carlos. Agradecemos a Deus, a professora e ao grupo pela tamanha dedicação ao nosso processo de aprendizagem e as nossas conquistas acadêmicas.

domingo, 11 de dezembro de 2011

SEMINÁRIO TID II - A cidade que educa com projetos sociais que utilizam o esporte como forma de sociabilidade.


A capoeira




Sabe-se que a escola não é o único espaço que educa. O sujeito na contemporaneidade ordena as suas vidas em diversos espaços sociais. Nesse sentido, as cidades se constituem em uma ambiente real/virtual de aprendizagem. Isso significa dizer que nas cidades existem vários lugares com conteúdos (informações) que contribuem para a aprendizagem da população, a exemplo dos museus, zoológicos, parque de diversões, praça, OGN’s etc. A esse respeito Gadotti vai dizer que a cidade educa.

Uma cidade pode ser considerada como uma cidade que educa, quando, além de suas funções tradicionais – econômica, social, política e de prestação de serviços – ela exerce uma nova função cujo objetivo é a formação para e pela cidadania. Para uma cidade ser considerada educadora ela precisa promover e desenvolver o protagonismo de todos e de todas – crianças, jovens, adultos, idosos – na busca de um novo direito, o direito à cidade educadora: “enquanto educadora, a Cidade é também educanda. Muito de sua tarefa educativa implica a nossa posição política e, obviamente, a maneira como exerçamos o poder na Cidade e o sonho ou a utopia de que embebamos a política, a serviço de que e de quem a fazemos. (GADOTTI, Moacir. A Escola da cidade que educa, p.02)

Nesse contexto, a nossa equipe está inserida na temática a Cidade que Educa ou a cidade educadora. Para tanto, escolhemos o bairro de Fazenda Coutos como espaço de aprendizagem e como recorte temático os projetos sociais que utilizam o esporte como forma de sociabilidade entre crianças de 09 a 13 anos do bairro de Fazenda Coutos III. O esporte tem grande influência na formação e educação do ser humano, olharemos para os projetos sociais com esporte como espaço de socialização.
Temos como relevância desta pesquisa conhecer qual a importância destes projetos sociais na vida das crianças desse bairro e como esses projetos contribui para a formação de cidadãos conscientes. É relevante também, verificarmos o que as famílias acham sobre esses projetos e quais as mudanças perceptíveis na vida dessas crianças após a inserção no meio do esporte.

Problemática da equipe 
  • De que forma os projetos sociais contribuem para a formação social das crianças de 09 a 13 anos do Bairro de Fazenda Coutos III?
  • Como a comunidade interfere nas demandas para a implantação desses projetos sociais?
  • A família participa no desenvolver desse projeto?
  • Como a família e agentes sociais dessa comunidade avaliam os resultados obtidos através desse projeto na vida dessas crianças?
Objetivo: Geral e Específicos 

                GERAL
  • Conhecer como os projetos sociais com esportes influenciam na formação social das crianças de 09 a 13 anos do bairro de Fazenda Coutos III.

    ESPECÍFICOS
  • Iddentificar quais foram às demandas da comunidade Fazenda Coutos III que geraram a implantação dos projetos sociais com esportes.
  • Investigar e analisar qual é a participação da família, desta comunidade, no desenvolvimento dos projetos sociais?
  • Conhecer quais são os resultados obtidos através desse projeto na vida dessas crianças segundo a família e agentes sociais dessa comunidade.


ANEXOS: FOTOS DO SEMINÁRIO DE TID II










Um comentário: