Quem sou eu

Minha foto
Este blog foi uma sugestão da professora Tereza Cristina como tecnologia da informação e comunicação a ser utilizada na disciplina Tecnologia Aplicada à Educação no curso de Pedagogia da Faculdade da Cidade. A elaboração do blog como diário das aulas vem sendo uma atividade bastante interessante e que realmente tem a ver com a disciplina. No decorrer da construção do blog houve dificuldades, como tudo no começo, mas vencidas as dificuldades inicias adoramos a atividade proposta. Nesse blog vocês terão acesso aos seguintes conteúdos: análises dos textos "Internet - um novo espaço de aprendizagem na formação do professor pesquisador" e "A Gestão de Informação e Comunicações" ; análise dos filmes, “ O Pequeno Nicolau”, “Nenhum a Menos”, “O diário De Uma Babá” e “Escritores da Liberdade” . As autoras deste blog são: Ana Cristina, Daniele Cristina, Dannyelly Duarte, Fernanda Santos, Mariana Souza e Viviane Carlos. Agradecemos a Deus, a professora e ao grupo pela tamanha dedicação ao nosso processo de aprendizagem e as nossas conquistas acadêmicas.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

--> ANALISE FILMICO - O DIARIO DE UMA BABÁ


A interpretação do filme:
- Annie Braddock, uma recém formanda de Antropologia, por indecisão da vida acaba se tornando uma babá amadora de uma familia rica tentando assim com esse trabalho obter uma resposta para sua pergunta. Quem é Annie Braddock?
Annie Braddock nos seus primeiros dia de trabalho acaba se debatendo com as atitudes arrogantes da criança que ela ira cuidar, mas com o passar dos tempos ela começa a se adaptar a situação e com isso acaba mudando a maneira de pensar e agir do garoto com seus pequenos gestos de amor, amizade, dedicação e diversão, cultivando assim um vinculo afetivo com a criança, justamente o que faltava no carater dos pais.

A parte central:
- A assistência e atenção que os pais deixam de dar ao garoto é uma ação muito provocadora, que deixa a criança revoltada com a vida, levando o mesmo a ter dificuldades de se divertir, brincar e ter a propria ingenuidade de ser criança. A babá entra em cena para auxilia o menino com sentimentos que os pais não davam, até mesmo por nem eles saber o que significa isto.

Quais são os recursos utilizados pelo autor para discutir a ideia central?
- O elenco escolhido se tornou perfeito para fazer o filme, juntamente com o cenario, as roupas e até mesmo as musicas. A arrogancia dos pais que foi tratada no filme, foi transparente, parecendo real. É isso que enrriquece o filme, atores que faz com que o filme pareça que a gente esta vivendo a determinada situação.

Que abordagem é essa?
- Uma abordagem antropologica que constata a indagação de uma jovem diante de sua cultura que percebe que tem de conhecer outras para saber quem realmente ela é.

Relacionar o filme com a educação:
- O filme aspira a vida de uma criança que por não receber a devida atenção de seus pais, acaba trocando sentimentos com uma babá (ou talvez todas, que no final sempre o abandona-o). Os pais além de exigir a criança que entrasse numa escola rigida, não apresentava devidos contumes de deixar a criança viver como um ser infante que necessita se divertir tendo uma vida de brincadeiras. A má educação dos pais desse filme acontece quando os pais não reparam no filho, como acontece hoje em dia que transtorna a criança.
Então a educação nesse filme mostra que para ter um vinculo de respeito entre pais e filhos, antes de mais nada necessita-se possuir "educação" para saber lidar, até mesmo para não magoar, e tambem amar, que realmente é um poder e um poder para poucos. Os pais tem que dar exemplo, porque o comportamento influi muito nas caracteristicas dos filhos. Então assim para poder questionar o outro, é presciso se questionar, perguntando a si mesma se aquilo realmente é bom, se aquilo é certo ou se aquilo vai valer a pena.

Analise final:
Ana cristina: Ao meu ver O diario de uma Babá é um filme que ressalta as questões importantes como a importancia dos pais para os filhos em relação a atencão no dia-a-dia, na qual os pais deixam a desejar e entregam essas responsabilidades para babas.

Daniele Cristina: O diario de uma babá alerta aos pais que não deve deixar babás criar seu filhos, pois a criança pode ficar traumatizada não criando um vinculo de respeito com os pais. Um otimo filme que também mostra que a criança não deve se privar de ser criança, de brincadeiras, alimentação e até mesmo nos estudos. Os pais tem que mudar a concepção de educação para não corromper as crianças. Como Pitágoras diz em uma frase sua: educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.

Dannyelly Duarte: De acordo com o filme, eu pude ver que mesmos os profissionais formados pelo ensino superior, é possivel encontrar alguem a ter aptidão para outra coisa, conhecendo ou tendo em mente o que realmente quer. Como no caso da babá que arriscou a sua vida com uma profissão que trouxe beneficios bons e ruins. No meu caso, já tenho em mente que se tornar um Pedagogo, é uma aréa que visa que o conhecimento da criança é feito através de situações que são criadas no dia-a-dia, pequenos gestos e grandes ações.

Fernanda Santos: A amizade e a cumplicidade são os pontos mais marcantes desse filme que aborda de uma maneira bastante delicada como são as crianças cuidadas pelas babás.

Mariana Souza: O diario de uma babá é um filme que demostra a importância da aproximação familiar e com isso traz informações que tratam de amor,carinho e confiança.

Viviane Carlos: Este filme crítica a forma de educação que pais modernos, super ocupados ou irresponsáveis, dão a seus filhos, os quais são cuidados e educados por babás, professores, creches e até mesmo pelos vizinhos.



4 comentários: